24 de dezembro de 2014

O fim de ano é pra totós, mas chega pra todos, por isso somos todos totós

O que fazer quando a gente não quer andar a fazer retrospectivas, pensar no que fez durante o ano, concluir o que há a concluir e fazer projectos novos quando toda a gente está sempre a falar nisso? O meu conselho é desligar-se da internet e da tv. Se não se consegue é fazer ouvidos de mercador, daqueles que se faz quando a gente não quer ouvir aquele sermão.

Este tipo de coisas deixam-me assoberbada, sempre deixaram. Embora eventualmente tenha que fechar o ano e perceber o que fazer pro ano seguinte, não gosto de me sentir pressionada a fazer isso no fim de Dezembro, gosto de fazer quando apetece e em prazos mais curtos, tipo no fim de cada mês, no fim do Verão ou no fim do almoço caramba.

Dito isto, não quer dizer que deteste este tipo de coisas, pelo contrário, com sangue de historiadora nas veias, eu faço retrospectivas em piloto automático. Muita vezes faço-as só com aquilo que correu mal mas quando dou por mim nisso ligo as mudanças manuais e penso, caramba inês, deixa de te martirizar, olha as coisas que fizeste e normalmente não fazes! Por exemplo, eu desisto de quase todos os meus projectos mas, este foi o primeiro ano que conclui o 365 e não o deixei a meio em Janeiro, mesmo com uns buracos, não interessa, terminei a tarefa. Também não estou a trabalhar como deve de ser, mais uma vez acabo um ano sem trabalho, mas este foi o primeiro ano em que paguei coisas maiores que queria com trabalho meu. Tentar ver o lado bom da coisa.

Não quero escrever um post motivador-cliché-de-fim-de-ano porque acho que, e por experiência própria, esse entusiasmos passam demasiado rápido e a ressaca que fica é mais lixada de curar do que se nunca começássemos o tal projecto.

Tinha que acabar com fotos, claramente, quatro das minhas favoritas deste ano, todas agrupadas em jeito de filme fotográfico.





7 comentários:

  1. Já partilhei a minha opinião via facebook, mas agora venho aqui dizer que adoro as fotos, particularmente aquela primeira e a última. Keep it up, girl! :D

    ResponderEliminar
  2. já eu não sou muito boa a fazer retrospectivas porque simplesmente não me lembro! ai a minha memória.
    happy christmas :)

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo! ;)
    Gostei em especial da primeira foto :P
    Espero que tenhas um feliz Natal !!

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Ahhh olhar para trás e ver o que não fizemos é chato, por isso ya, é bom tentar ver as coisas boas! Uma prenda boa para ti era daqueles diários em que tens de escrever sempre três coisas boas que te aconteceram nesse dia! Um treino para ser optimista e ver as coisas sempre pelo lado bom! =P Boas Festas!

    ResponderEliminar
  5. Ahaha, isso assim não é justo!
    Mas ainda bem que gostas :b

    ResponderEliminar
  6. Percebo tão bem o que queres dizer, já fiz a minha retrospectiva porque faço o "my year in pictures" como viste e gosto especialmente desse post, mas apesar de já ter uma ideia do que quero fazer em 2015 a preguiça de as fazer é maior do que de facto a vontade por isso :)) Mas a tua retrospectiva foi muito engraçada, foi diferente. Gostei muito. Sabes Inês, dá-me a ideia que és o tipo de pessoas de que gosto *

    bom ano novo, cheio de projectos que te paguem imensas coisas grandes e parabéns pelo fim do 365, espero que em Julho sejas tu a dar-me os parabéns :D ainda assim estou orgulhosa que nunca cheguei tão longe (& já o comecei umas mil vezes) *

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita :)